Futuramente, talvez eu faça um artigo em separado para cada um dos ítens. Todos são muito importantes.
Inicialmente, sem consultar nada, todos sabemos que a primeira coisa que se deve ter pra abrir uma empresa é uma IDÉIA.
1) Como conseguir uma idéia?
Eu, pessoalmente, conheço o seguinte método:
Identificar uma necessidade que o mercado não satisfaz.
Exemplo hipotético: Hoje iria fazer uma festinha rápida pra meus amigos, estava com preguiça de ir buscar a bebida na distribuidora. Que tal se existisse uma distribuidora que fizesse entregas à domicílio?
- Talvez até já exista, porém não faz publicidade suficiente pra que eu saiba na hora que preciso. Temos aí uma oportunidade. (oportunidade através da publicidade)
- Talvez até já exista, porém é do outro lado da cidade (oportunidade graças à localidade)
- Talvez até já exista, mas oferece um serviço tão ruim que eu não quero (oportunidade melhorando a qualidade).
A idéia é necessária para evitar a saturação do mercado.
Abrir um salão de beleza ao lado de 3 outros salões com a mesma qualidade não te dará estabilidade.
Bom, não vou adentrar demais no assunto da idéia/brainstorming/oportunidade - talvez eu faça mais detalhadamente em artigos futuros, afinal este é para uma visão geral.
2) Planeje o negócio
Faça o planejamento de curto prazo (1 ano) e planos pra longo prazo. Anote tudo.
Isto servirá para avaliar sua evolução e te dará um rumo a seguir.
Planeje e compare assuntos imediatos como: concorrentes, localidade, visual, financeiro, marketing, aspectos legais e tributários, funcionários, processos internos, etc.
Primeiramente analise a concorrência, em seguida, estime o consumo previsto.
Analise o potencial do mercado e possível lucro.
Assim saberá quantos funcionários deverá ter, em que local abrir, quantos telefones, computadores, etc.
Depois planeje os produtos e serviços que terá, os procedimentos internos, quem irá executá-los, a estrutura física e, por último veja os aspectos tributários e legais.
Assim você poderá fazer a análise financeira pra saber qual o investimento inicial e em quanto tempo terá retorno.
3) Registre a empresa
Geralmente, um bom contador saberá como te ajudar com isso, afinal são diversas variações e só o contador poderá indicar quais regras seu tipo de empresa deverá seguir.
Ele te ajudará a ver se sua empresa pode se encaixar no Simples Nacional ou similares (que retira um monte de burocracia ao condensar impostos em uma única ficha).
Ele também irá te ajudar a elaborar o Contrato Social da empresa. O Contrato Social é um documento que conterá os objetivos da empresa e os sócios.
Um contador costuma cobrar meio salário mínimo ou um salário mínimo completo para a tarefa de abrir a empresa (dependendo da região do país). Além disso, ele te indicará quais tributos deverá pagar na hora (não para o contador, sim para o governo e órgãos de registro).
Nunca largue tudo na mão do contador. Sempre confira TUDO: taxas pagas, legislação, etc. Afinal é o seu nome e o de sua empresa que está em jogo.
Neste link você encontra escritórios de contabilidade em todo o Brasil: http://www.fenacon.org.br/empreendedor-individual.php?empreendedor=true
4) Cuidado na escolha de sócios
É muito comum vermos amizades e famílias desgastadas por conta de sociedades mal feitas.
Não monte sociedades sem ter as regras bem definidas: as regras do trabalho de cada um (tipo e quantidade) e as regras financeiras (quanto cada um contribuirá para o negócio). E deixe bem claro no começo: amigos, amigos, negócios à parte.
Verifique também se você não tem capacidade de executar a empresa sozinho. Se não for necessário sócio, não há motivos para ter. A partir de 2012 já será possível criar a LTDA individual. Consulte seu contador sobre isso.
Procure um sócio somente se você precisar de ajuda:
- financeira, caso não tenha condições de bancar o capital (dinheiro) inicial sozinho;
- no trabalho, caso você não tenha tempo para tocar a empresa sozinho ou não possa contratar um funcionário para aquela tarefa;
- nas características pessoais, caso você precise de alguém com uma personalidade específica para ajudar a tocar a empresa. Exemplo: alguém com personalidade de vendedor pra te ajudar em sua empresa de marketing.
- com conhecimentos, caso os seus sejam insuficientes e não tenha como aprendê-los (Um sócio com os mesmos conhecimentos que você só é útil se puder ajudar nos outros quesitos acima);
Além disso, tem a questão da personalidade. Alguém que não bate com sua personalidade, ou muito "turrão", ou que não aceita mudanças, talvez lhe dê problemas no futuro.
5) Empresa aberta, hora do marketing
Agora é hora de fazer o que planejou e começar a parte divertida de tocar a empresa.
Além disso, você tem que informar a seus potenciais consumidores sobre sua empresa.
Você tem que informá-los a respeito do que você faz e principalmente, o que te torna melhor que os outros (veja etapa 1 - como conseguir uma idéia).
Outra coisa: Não adianta você fazer propaganda de salão de beleza em um site sobre automóveis, certo?
Conheça seu público alvo, saiba o que ele frequenta, ouve, assiste e lê. Aí sim você poderá escolher onde quer anunciar pra não jogar dinheiro fora.
Boa sorte.
O site do sebrae tem ótimos links sobre as etapas acima. Leia agora.
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