quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Como funciona a abertura de uma empresa

Abrir uma empresa no Brasil, infelizmente, não é uma das tarefas mais fáceis. A burocracia e registro em diversos órgãos se faz necessário.

Se por um lado, a burocracia emperra a criação de novos negócios que poderiam alavancar o emprego no país, por outro, uma certa quantidade de burocracia se faz necessária para proteger a sociedade e restringir (um pouco) a ação de estelionatários.




A abertura de uma empresa possui a etapa das idéias, a etapa burocrática e a etapa da execução. Em todas as idéias recomendamos auxílio do Sebrae e de um Contador qualificado.

Na etapa das idéias, o empresário irá conseguir uma idéia para abrir o negócio. O importante é ter visão empreendedora e oferecer novidades ao mercado.

Além disso, deve-se ainda fazer uma análise da concorrência e um plano de negócios para não ser surpreendido pelas contas e abrir falência.
Um bom planejamento é crucial, não importa o qual mágica seja sua idéia.

Na etapa burocrática, o empresário irá reunir a documentação e fazer o registro de sua empresa nos órgãos competentes.

Este registro serve para dar validade à empresa, pagar impostos ao governo e garantir à sociedade que a empresa prestará um serviço segundo as regras estabelecidas, segundo as leis em vigor.

A etapa de execução é onde o trabalho real na empresa começa. O empresário venderá ou fornecerá serviços ao mercados e será remunerado para isso. Ele poderá contar ou não com a ajuda de funcionários.

Para dar mais visibilidade ao negócio, se faz necessário também um plano de marketing, estabelecendo o público alvo, meios de encontrá-lo e meios de atraí-lo.

Para ver melhor como funciona a abertura de empresas no Brasil, indico que você leia os textos.

1) Como abrir uma empresa - Visão geral: Conseguir a idéia, planejamento do negócio, registro da empresa, escolha de sócios.

2) Como obter ajuda do Sebrae para abrir sua empresa - O que é preciso saber, endereços e telefones.

3) Documentos e Registros necessários para abrir uma pequena empresa no Brasil: Junta comercial, Receita federal, Prefeitura, Previdência Social, Órgãos de fiscalização, etc.

Saber como funciona e realizar cada etapa com perfeição, darão um caminho muito mais estável ao empreendedor.

Não pense que é pouco trabalho, mas, havendo planejamento e vontade, a chance de a empresa ser vencedora é grande.

Nenhum comentário:

Postar um comentário